Arabic arDanish daGerman deGreek elEnglish enSpanish esEtonian etFinnish fiFrench frHindi hiCroat hrIndonesian idItalian itHebrew iwJapanese jaKorean koLithuanian ltLatvian lvMalay msDutch nlNorwegian noPolish plPortuguese ptRomanian roRussian ruSlovak skSwedish svSwahili swThai thFilipino tlTurkish trVietnamese vi

SECRETARIA ESTADO EDUCAÇÃO Livro EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Este livro


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Livro de EDUCAÇÃO FÍSICA

ENSINO MÉDIO

Este livro é público - está autorizada a sua reprodução total ou parcial.

Educação Física

[01] Governo Estado Paraná Roberto Requião Secretaria Estado Educação Mauricio Requião
SECRETARIA ESTADO EDUCAÇÃO Livro EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Este livro
01 Governo Estado Paraná Roberto Requião Secretaria Estado Educação Mauricio Requião
02 Autores Claudia Sueli Litz Fugikawa Cristiane Pereira Brito Fabiano Antonio
03 Carta Secretário Este Livro Didático Público chega às escolas rede
04 Aos Estudantes Agir sentido mais geral termo significa tomar iniciativa
05 Mas este livro didático isto caracteriza como livro ensinar aprender.
06 Outro aspecto diferenciador deste livro presença, longo texto, atividades que
07 Ensino Médio Apresentação Conteúdo Estruturante: Esporte Introdução futebol para além
08 Educação Física Conteúdo Estruturante: Ginástica Introdução circo como componente ginástica
09 Ensino Médio Apresentação Para Educação Física, este livro didático tem
10 Conteúdos Estruturantes possibilitam abordagem pedagógica das diversas manifestações corporais que
11 Ensino Médio Esporte Artista: Luiz Ventura Título painel: Crianças Brasil
12 objetivos significados prática esportiva eram diferentes para cada classe social.
13 Ensino Médio zer, além sua diversão? analisarmos contexto social que
14 escola. Seria possível pensar formas recriar determinadas modalidades, sob aspectos
15
16 FUTEBOL PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS Fabiano Antonio dos Santos1
17 Ensino Médio "Os jogadores atuam, com pernas, numa representação destinada
18 NADAL, 1978 DAMATTA 1982, p.107 Educação Física encantamento, próprios futebol.
19 MARX, 1987, p.74 Ensino Médio Karl Marx 1818 1883 minados
20 Educação Física década 70, para neutralizar oposição regime, governo fez
21 Ensino Médio temerosa que 1,5 milhão escravos país inspirasse nos
22 DAMATTA, 1982, Educação Física Segundo antropólogo Roberto DaMatta,. sabemos
23 Ensino Médio Quando nos colocamos como atores deste espetáculo, muitos
24 Educação Física cipalmente que refere importância desta prática corporal, cenário
25 MARX, 2001, Ensino Médio mercadoria é, antes mais nada, objeto
26 Educação Física Analisando estatísticas dos últimos quatro anos, descobre que
27 Ensino Médio zFutebol brasileiro: Celeiro craques, mão obra barata? sul
28 Educação Física Nossos clubes não conseguem manter contratos milionários com
29 Ensino Médio Referências Bibliográficas: AZEVEDO, C.; REBELO, corrupção futebol brasileiro.
30 BRUEGEL, Pieter. Jogos infantis. Óleo sobre painel madeira, 118 160,9
31 RELAÇÃO ENTRE TELEVISÃO VOLEIBOL ESTABELECIMENTO SUAS REGRAS Fabiano Antonio dos
32 HOBSBAWM, 1995, Ensino Médio Guerra Fria foi designação atribuída conflito
33 Educação Física superação país sobre outro, principalmente nos jogos olímpicos.
34 Ensino Médio satélites são grande importância para mundo atual, sendo
35 Educação Física Experimente encher uma banheira uma bacia. Com mão
36 Ensino Médio televisão uma destas formas transmissão que atinge grande
37 às transmissões. Essas transmissões compõem quadro programação, que existem infinidades
38 Ensino Médio ATIVIDADE 2.Exponha informações edital escolar elabore painel. 3.Liste
39 Educação Física Este conjunto regras sofreu transformações que possibilitaram jogo
40 Ensino Médio mediação efetuada pela câmera televisiva construiu uma nova
41 MARCHI JR., 2001 Educação Física voleibol sob uma nova roupagem
42 Ensino Médio pallavolo 2005 Italia vs. Russia.Dis em: nov. 2007.
43 Educação Física tempo destinado às equipes também sofreu alterações. motivo
44 Ensino Médio Referências Bibliográficas: BORDIEU, Sobre televisão. Tradução. Maria Lucia
45
46 FAÇO ESPORTE SOU USADO PELO ESPORTE? Gilson José Caetano1 esporte
47 BETTI, 2004, p.17 Ensino Médio Bola trave não altera placar
48 Essa situação passou ser questionada mais intensamente, século XVIII, pelos
49 PINSKY, 2003, RODRIGUES, 2004 Ensino Médio Foto: Urban Sufrágio Universal
50 Educação Física ATIVIDADE Após estas investigações, cada equipe deverá elaborar
51 Ensino Médio mudanças nas regras, estrutura calendário foram introduzidos para
52 Educação Física Compra ingressos para assistir evento esportivo; Investimentos multinacionais
53 Gomes, 2001 BETTI, 1991, 161 161 Ensino Médio esporte pareceu
54 Educação Física esporte escolar deve estar caracterizado como "Esporte Educação"
55 Ensino Médio 3o. Cada equipe pode escolher anjo jogador equipes
56 Educação Física Referências Bibliográficas: BETTI, Educação física sociedade. São Paulo
57 Ensino Médio Jogos Calcio fiorentino Fußball Florenz 17. Jahrhundert Falar
58 BRUHNS, 1996, p.29 misso, criatividade, fantasia expressividade, representadas diversas formas
59 Ensino Médio intelectual jogo, além provocar "desvio atenção sobre vida
60 competitividade desenvolve longo vida, acordo com experiências forma como somos
61
62 COMPETIR COOPERAR: EIS QUESTÃO! Cristiane Pereira Brito1 Seria ser humano
63 Ensino Médio Analise seguinte situação: dirigente industrial, momento receber uma
64 Educação Física jogo tem transformado numa atividade competitiva institucionalizada, regida
65 Ensino Médio Conversem com aqueles que não quiseram participar procurando
66 HUIZINGA, 1996, p.59 Educação Física compreender nossos comportamentos ações partir
67 ibidem, Ensino Médio influência cultural que apresenta nas competições tem
68 Educação Física nas demais disciplinas, competição também ocorre? ambos casos
69 Ensino Médio Algo concernente cultura homem, haja vista que pelo
70 Educação Física Esporte: entendido como uma prática motora/corporal: orientada comparar
71 Ensino Médio reproduz vários setores vida social segundo Brotto 2002
72 Educação Física Vamos exercitar esta nova forma vivenciar jogo? ATIVIDADE
73 Ensino Médio Para que você perceba quanto pode ser prazeroso
74 Educação Física Nosso objetivo, nesse Folhas, foi lhe possibilitar análise
75
76 JOGO JOGADO CIDADANIA NEGADA Fabiano Antonio dos Santos1 você fosse
77 Ensino Médio grande jogo jogo será constituído por três estações
78 Educação Física chefe: deverá impedir que objetivo jogo seja atingido.
79 Ensino Médio Jogo jogado jogo "jogante" Talvez você pergunte que
80 MORAES, 1997, p.03 FLO cidadania individualizada trata dos direitos dos
81 BUFFA, 2002, p.27 Ensino Médio Brasil Imperial 1822 1889 eram
82 Educação Física CÂNDIDO PORTINARI, Café, 1935, óleo sobre tela, 130x195
83 Ensino Médio Parece lhe uma cena normal, natural, sem maiores
84 BUFFA, 2002, p.28 Educação Física Brasil, nas últimas décadas, idéia
85 Ensino Médio ATIVIDADE Agora que já conhece alguns dos aspectos
86 Educação Física Segunda estação Poderá ser organizado festival esportivo, cujo
87 Ensino Médio Ginástica CÂNDIDO PORTINARI. ninos brincan do, 1955. Óleo
88 principal responsável por implementar ginástica aqui Brasil foi Rui Barbosa.
89
90 CIRCO COMO COMPONENTE GINÁSTICA Felipe Sobczynski Gonçalves1 Certamente você já
91 SOARES, 1997, SOARES, 1997, Ensino Médio ginástica entrando cena Antes
92 Educação Física contraposição aos interesses burguesia européia século XIX, mas
93 2000, EUA, direção: Ridley Ensino Médio Para melhor compreensão que
94 circos pequenos que apresentam principalmente nas cidades interior ainda mantêm
95 Ensino Médio Antes mais nada, preciso esclarecer que há uma
96 SOARES, 2001, Educação Física ATIVIDADE 1.Agora que você aprendeu seqüência
97 Ensino Médio Para Carmen Lúcia Soares,. há corpo desses
98 Educação Física 2.2Desequilibre corpo para trás, encostando quadris colchão. Mantenha
99 BAKHTIN apud WUO, 2000 SOARES, 2001, Ensino Médio 4.7Coloque pé
100 Educação Física PORTINARI, CANDIDO. Circo, 1957. Pintura óleo/tela, 73.5cm; Rio
101 Ensino Médio Existem palhaços diversos tipos categorias, dentre eles, podemos
102 Educação Física mundo inimaginável circo!!! Desvelando que acontece por trás
103 Ensino Médio Sabemos que essa realidade muitos circos, entanto, vivemos
104 Educação Física importante ressaltar que não devemos ser contra circos
105 Ensino Médio _____ Acrobacias acrobatas: anotações para estudo corpo. In.
106
107 GINÁSTICA: MODELO ANTIGO COM ROUPAGEM NOVA? UMA NOVA MANEIRA APRISIONAR
108 1937, EUA, dire Ensino Médio Frase muito conhecida, retirada dos
109 formas corporais ideais seguinte maneira: preocupam principalmente com fortalecimento dos
110 SOARES, 2003, Ensino Médio Fotos: Icone Audiovisual rente fato desse
111 SOARES, 2003, Educação Física Dessa forma, corpo deveria exibir aspecto
112 WARDE apud Ensino Médio Mas qual relação disso tudo, especificamente
113 SOARES, apud GONZÁLEZ, 2005, balhador suportar fadiga provocada pelo excesso
114 Ensino Médio zGinástica: método escola? uma maneira disciplinar corpos? Vamos
115 Educação Física Mas quando métodos ginásticos passaram ser trabalhados espaço
116 SOARES, 2001, p.52 Ensino Médio sociedade industrial, exercício físico tinha
117 Educação Física movimento médico higienista tinha interesses ideológicos tornar ginástica
118 SANT'ANNA, 2001 apud Ensino Médio ATIVIDADE turma deverá ser dividida
119 Educação Física Todas questões destacadas nesse Folhas são importantes para
120 Ensino Médio __________. Práticas corporais: invenção pedagogias? In:SILVA, M.; DAMIANI
121
122 SAÚDE QUE INTERESSA! RESTO NÃO TEM PRESSA! Gilson José Caetano1
123 LOVISOLO, apud NOGUEIRA PALMA, 2003, Ensino Médio meios comunicação massa
124 NOGUEIRA PALMA, 2003, 107 CASPERSEN al, apud NOGUEIRA PALMA, 2003
125 Ensino Médio pais ações termos promoção saúde, qual entendida como
126 Educação Física ATIVIDADE sua opinião, que ter saúde? Você tem
127 GIDDENS, 2001 p.367 Ensino Médio influência mídia prática atividades físicas
128 HRYNIEWICZ, 2002 Educação Física Mito moderno: refere mito super herói
129 FERREIRA, 2001 p.47 Ensino Médio Atividade Física Saúde Ampliando Enfoque
130 Educação Física infecção hospitalar mata mais metade que sobrevivem não
131 Ensino Médio fisiológico. Devemos discuti sobre outros aspectos, pois, como
132 Oportunizar valorização trabalho coletivo, sem deixar valorizar individualidade; Benefícios gerais
133 Ensino Médio Agora que você já teve acesso conjunto informações
134
135 SEGREDOS CORPO Mauro José Guasti1 Freqüentemente, pensamos corpo somente seu
136 Ensino Médio Aminoácidos essenciais são Analisando primeiro segredo: saúde aqueles
137 Educação Física Mas você poderia estar pensando: respiração não processo
138 Ensino Médio Flexor antebraço Reto abdome Oblíquo externo Tensor fáscia
139 Educação Física PESQUISA Faça uma pesquisa, jornais, revistas, Internet, sobre
140 CARBALLO; CRESPO, 2003 Ensino Médio ATIVIDADE "CASA ESPELHOS" objetivo desta
141 RAMOS, 1982, p.102 RAMOS, 1982, p.101 Educação Física Estamos vivendo
142 RAMOS, 1982, p.109 COSTA, 1999, p.25 Ensino Médio nDiscóbolo Míron
143 Educação Física ATIVIDADE Organize com seus colegas, uma listagem atividades
144 SILVA, 1999, Ensino Médio você tivesse que olhar outra forma
145 Educação Física que romper com visão estética, apresentada acima, pode
146 Ensino Médio COSTA, Questões arte: natureza belo, percepção prazer estético.
147 THEREZ TOSCANO. Capoeira, 2004. Acrílico sobre tela, 60X80 cm. Fez
148 Você deverá desenvolver uma visão crítica sobre lutas, sendo capaz
149
150 CAPOEIRA: JOGO, LUTA DANÇA? Sérgio Rodrigues Silva1 "Paraná uê, Paraná
151 RIBEIRO,1992, Ferreira, 2005 Ensino Médio Roda capoeira roda capoeira poderá
152 REIS GOMES, 1996, REIS GOMES, 1996, SANTOS, 1990, CORDÕES identificação
153 Ensino Médio. escravos africanos não possuindo armas suficientes para
154 VIANNA, 1981, Educação Física PESQUISA Você pôde observar quadro "Jogar
155 VIANNA, 1970, Ensino Médio Mestre Bimba Será que Lei Áurea
156 FALCÃO, 2003, Educação Física cedem peculiaridade poder agregar, forma inter
157 Ensino Médio Vários golpes podem ser utilizados como forma autodefesa
158 Educação Física Macaco Consiste aplicação salto para trás, cujo movimento
159 Ensino Médio Negativa uma esquiva que praticante faz descendo solo
160 FALCÃO, 2003, p.70 FERREIRA, 2005 Educação Física Você acha que
161 Ensino Médio AMPLIANDO CONHECIMENTOS LEI 10.639, JANEIRO 2003 Mensagem veto
162 Educação Física Referências Bibliográficas: COLETIVO AUTORES. Metodologia ensino educação física.
163
164 JUDÔ: PRÁTICA CAMINHO SUAVE Felipe Sobczynski Gonçalves1 Certamente você já
165 Ensino Médio Antes iniciarmos mais Folhas, precisamos enfatizar necessidade nos
166 CORDEIRO Jr, 1999, s/p Educação Física desenvolvessem uma luta manifestação
167 Ensino Médio pesquisadores preocupados com esses elementos, como professor Cordeiro
168 Judô como manifestação era Meiji Judô constitui como dos elementos
169 CORDEIRO Jr, 1999 Ensino Médio Judô serviu para fortalecer ânimo
170 CORDEIRO Jr, 1999, sem pag Educação Física Não podemos negar
171 BUCCI, 2003, Ensino Médio articulada torno espaço exibição narcísica, que
172 Educação Física Esporte Espetáculo Transmitido mundialmente pela televisão, esporte tornou
173 Ensino Médio inteiras tatame; com acúmulo dois Waza ari; com
174 Educação Física Rolando para frente Zenpo kai tem partir seqüência
175 Ensino Médio Golpes Antes aprender executar qualquer golpe, primeira lição
176 Educação Física Hiza guruma pegada roupa companheiro mesma. Nesse golpe
177 Ensino Médio Para terminar conversa por hora Agora que vocês
178 Ensino Médio Dança dança uma das formas mais antigas expressão
179 Você poderia perguntar qual sentido transportar para escola essas manifestações
180 Ensino Médio Desse modo, importante vivenciar âmbito escolar mais versas
181 Folhas intitulado "Quem dança seus males." procura refletir influência cultura
182 QUEM DANÇA SEUS MALES. Claudia Sueli Litz Fugikawa1, Mauro Guasti2
183 Ensino Médio Você já ouviu rádio, outros meios comunicação massa
184 Educação Física compreender possibilidades desses significados sendo necessário refletir sobre
185 COELHO NETTO, 1997, 165 Cavalcanti. Baile Popular Carnaval, 1972. Óleo
186 SARAIVA apud SILVA, 2005, 118 119 GEERTZ, apud DAÓLIO, 2004
187 JEANDOT, 1990, p.26 Ensino Médio Estamos vivendo numa sociedade cada
188 Educação Física gens veiculadas pelas letras das músicas sobre movimentos
189 Ensino Médio não reflexão sobre movimento torna romper com isto
190 SCHWENGBER, apud GONZÁLEZ al, 2005, p.193 Educação Física Além disso
191 GEHRES, apud GONZÁLEZ al, 2005, 124 GARAUDY, apud SARAIVA, 2003
192 Nesse momento, ressaltaremos, forma sucinta, aspectos biológicos que podem ser
193 ECO, apud, GIDDENS, 2005, p.42 Ensino Médio sociedade. Dessa forma
194 Dança Folclórica Polonesa 1998 Acervo Centro Cultural Teatro Guaíra. Educação
195 CAMINADA, 1999, p.01 Ensino Médio tos são formas linguagem que
196 aí, será que já possível respondermos: por que dançamos pouco?
197 2000, Ingla Ensino Médio Diante desse relato rápido, podemos ilustrar
198 Educação Física ATIVIDADE partir sinopse anteriormente apresentada, vamos discutir pequenos
199 HANNA, apud SARAIVA, 2003, Ensino Médio discutir organizar formação coreográfica
200 Educação Física debate Discuta com colegas dificuldades proponha alternativas para
201 Ensino Médio SARAIVA, Dança gênero escola: formas ser viver medidas
202
203 INFLUÊNCIA MÍDIA SOBRE CORPO ADOLESCENTE Gilson José Caetano1 culto corpo
204 Ensino Médio. Estou, estou moda. doce estar moda, ainda
205 KLUCKHOHN, apud OLIVEIRA, 1993, Educação Física Para compreender isso, faz
206 Ensino Médio PESQUISA Pesquise descreva diferentes formas tratamentos relacionados corpo
207 Educação Física ATIVIDADE Construa texto, individualmente, que expresse relação entre
208 ELIAS, 1994, Ensino Médio "À margem largo rio, talvez encosta
209 Como Citar Esse Material

comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário