Arabic arDanish daGerman deGreek elEnglish enSpanish esEtonian etFinnish fiFrench frHindi hiCroat hrIndonesian idItalian itHebrew iwJapanese jaKorean koLithuanian ltLatvian lvMalay msDutch nlNorwegian noPolish plPortuguese ptRomanian roRussian ruSlovak skSwedish svSwahili swThai thFilipino tlTurkish trVietnamese vi

[162] Educação Física Referências Bibliográficas: COLETIVO AUTORES. Metodologia ensino educação física.


Educação Física

z Referências Bibliográficas:

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

FALCÃO, J. L. C. O processo de escolarização da Capoeira no Brasil. In.: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Maria: v. 16, n.3, p. 173-182, Maio /1995.

_______. Unidade Didática 2: Capoeira. In: KUNZ, E. (Org.). In.: Didática da educação física. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio - dicionário eletrônico. Versão 3,0. séc. XXI, 2005.

REIS, J. J. e GOMES, F. dos S. Liberdade por um fio: história dos quilombos do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RIBEIRO, A. L. Capoeira terapia / Desenhos de Jair B. M. Pereira. 3. ed. Secretaria de Esportes, Brasília, 1992,

SANTOS, L. S. Educação: educação física - capoeira. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1990.

SILVA, P. C. da C. Capoeira e Educação Física: uma história que dá jogo...primeiros apontamentos sobre suas inter-relações. In.: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 1, p. 131-145, Set. 2001.

SOARES, C. E. L. A Capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808- 1850). Campinas: Ed. Unicamp/Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 2001.

VIANNA, H. História do Brasil. v. 2, 7. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1970.

_________. Folclore Brasileiro: Bahia. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte - FUNARTE, Rio de Janeiro, Portinho Cavalcanti Editora Ltda,1981.

z Documentos consultados online:

BRASIL. Ministério da Educação. LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Disponível em: <http://www.ensinoafrobrasil.org.br> Acesso em: 16 Jul. 2005.

Capoeira: jogo, luta ou dança? 169

Educação Física

[161] Ensino Médio AMPLIANDO CONHECIMENTOS LEI 10.639, JANEIRO 2003 Mensagem veto[163]
SECRETARIA ESTADO EDUCAÇÃO Livro EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Este livro
01 Governo Estado Paraná Roberto Requião Secretaria Estado Educação Mauricio Requião
02 Autores Claudia Sueli Litz Fugikawa Cristiane Pereira Brito Fabiano Antonio
03 Carta Secretário Este Livro Didático Público chega às escolas rede
06 Outro aspecto diferenciador deste livro presença, longo texto, atividades que
09 Ensino Médio Apresentação Para Educação Física, este livro didático tem
12 objetivos significados prática esportiva eram diferentes para cada classe social.
15
18 NADAL, 1978 DAMATTA 1982, p.107 Educação Física encantamento, próprios futebol.
21 Ensino Médio temerosa que 1,5 milhão escravos país inspirasse nos
24 Educação Física cipalmente que refere importância desta prática corporal, cenário
27 Ensino Médio zFutebol brasileiro: Celeiro craques, mão obra barata? sul
30 BRUEGEL, Pieter. Jogos infantis. Óleo sobre painel madeira, 118 160,9
33 Educação Física superação país sobre outro, principalmente nos jogos olímpicos.
36 Ensino Médio televisão uma destas formas transmissão que atinge grande
39 Educação Física Este conjunto regras sofreu transformações que possibilitaram jogo
42 Ensino Médio pallavolo 2005 Italia vs. Russia.Dis em: nov. 2007.
45
48 Essa situação passou ser questionada mais intensamente, século XVIII, pelos
51 Ensino Médio mudanças nas regras, estrutura calendário foram introduzidos para
54 Educação Física esporte escolar deve estar caracterizado como "Esporte Educação"
57 Ensino Médio Jogos Calcio fiorentino Fußball Florenz 17. Jahrhundert Falar
60 competitividade desenvolve longo vida, acordo com experiências forma como somos
63 Ensino Médio Analise seguinte situação: dirigente industrial, momento receber uma
66 HUIZINGA, 1996, p.59 Educação Física compreender nossos comportamentos ações partir
69 Ensino Médio Algo concernente cultura homem, haja vista que pelo
72 Educação Física Vamos exercitar esta nova forma vivenciar jogo? ATIVIDADE
75
78 Educação Física chefe: deverá impedir que objetivo jogo seja atingido.
81 BUFFA, 2002, p.27 Ensino Médio Brasil Imperial 1822 1889 eram
84 BUFFA, 2002, p.28 Educação Física Brasil, nas últimas décadas, idéia
87 Ensino Médio Ginástica CÂNDIDO PORTINARI. ninos brincan do, 1955. Óleo
90 CIRCO COMO COMPONENTE GINÁSTICA Felipe Sobczynski Gonçalves1 Certamente você já
93 2000, EUA, direção: Ridley Ensino Médio Para melhor compreensão que
96 SOARES, 2001, Educação Física ATIVIDADE 1.Agora que você aprendeu seqüência
99 BAKHTIN apud WUO, 2000 SOARES, 2001, Ensino Médio 4.7Coloque pé
102 Educação Física mundo inimaginável circo!!! Desvelando que acontece por trás
105 Ensino Médio _____ Acrobacias acrobatas: anotações para estudo corpo. In.
108 1937, EUA, dire Ensino Médio Frase muito conhecida, retirada dos
111 SOARES, 2003, Educação Física Dessa forma, corpo deveria exibir aspecto
114 Ensino Médio zGinástica: método escola? uma maneira disciplinar corpos? Vamos
117 Educação Física movimento médico higienista tinha interesses ideológicos tornar ginástica
120 Ensino Médio __________. Práticas corporais: invenção pedagogias? In:SILVA, M.; DAMIANI
123 LOVISOLO, apud NOGUEIRA PALMA, 2003, Ensino Médio meios comunicação massa
126 Educação Física ATIVIDADE sua opinião, que ter saúde? Você tem
129 FERREIRA, 2001 p.47 Ensino Médio Atividade Física Saúde Ampliando Enfoque
132 Oportunizar valorização trabalho coletivo, sem deixar valorizar individualidade; Benefícios gerais
135 SEGREDOS CORPO Mauro José Guasti1 Freqüentemente, pensamos corpo somente seu
138 Ensino Médio Flexor antebraço Reto abdome Oblíquo externo Tensor fáscia
141 RAMOS, 1982, p.102 RAMOS, 1982, p.101 Educação Física Estamos vivendo
144 SILVA, 1999, Ensino Médio você tivesse que olhar outra forma
147 THEREZ TOSCANO. Capoeira, 2004. Acrílico sobre tela, 60X80 cm. Fez
150 CAPOEIRA: JOGO, LUTA DANÇA? Sérgio Rodrigues Silva1 "Paraná uê, Paraná
153 Ensino Médio. escravos africanos não possuindo armas suficientes para
156 FALCÃO, 2003, Educação Física cedem peculiaridade poder agregar, forma inter
158 Educação Física Macaco Consiste aplicação salto para trás, cujo movimento
159 Ensino Médio Negativa uma esquiva que praticante faz descendo solo
160 FALCÃO, 2003, p.70 FERREIRA, 2005 Educação Física Você acha que
161 Ensino Médio AMPLIANDO CONHECIMENTOS LEI 10.639, JANEIRO 2003 Mensagem veto
162 Educação Física Referências Bibliográficas: COLETIVO AUTORES. Metodologia ensino educação física.
163
164 JUDÔ: PRÁTICA CAMINHO SUAVE Felipe Sobczynski Gonçalves1 Certamente você já
165 Ensino Médio Antes iniciarmos mais Folhas, precisamos enfatizar necessidade nos
166 CORDEIRO Jr, 1999, s/p Educação Física desenvolvessem uma luta manifestação
167 Ensino Médio pesquisadores preocupados com esses elementos, como professor Cordeiro
168 Judô como manifestação era Meiji Judô constitui como dos elementos
171 BUCCI, 2003, Ensino Médio articulada torno espaço exibição narcísica, que
174 Educação Física Rolando para frente Zenpo kai tem partir seqüência
177 Ensino Médio Para terminar conversa por hora Agora que vocês
180 Ensino Médio Desse modo, importante vivenciar âmbito escolar mais versas
183 Ensino Médio Você já ouviu rádio, outros meios comunicação massa
186 SARAIVA apud SILVA, 2005, 118 119 GEERTZ, apud DAÓLIO, 2004
189 Ensino Médio não reflexão sobre movimento torna romper com isto
192 Nesse momento, ressaltaremos, forma sucinta, aspectos biológicos que podem ser
195 CAMINADA, 1999, p.01 Ensino Médio tos são formas linguagem que
198 Educação Física ATIVIDADE partir sinopse anteriormente apresentada, vamos discutir pequenos
201 Ensino Médio SARAIVA, Dança gênero escola: formas ser viver medidas
204 Ensino Médio. Estou, estou moda. doce estar moda, ainda
207 Educação Física ATIVIDADE Construa texto, individualmente, que expresse relação entre
208 ELIAS, 1994, Ensino Médio "À margem largo rio, talvez encosta
209 Como Citar Esse Material

comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário