Portuguese pt

[172] Ensino Médio ATIVIDADE A frase do cartaz é dividida


Ensino Médio

ATIVIDADE

A frase do cartaz é dividida em duas partes, deliberadamente. Qual é a intenção desta divisão?

A polissemia é muito explorada por poetas, músicos, escritores, profissionais de propaganda e marketing, entre outros.

ATIVIDADE

Pesquise e traga exemplos de polissemia nas atividades citadas acima.

Caso não pudéssemos atribuir diversos sentidos a uma palavra, nossa memória teria uma sobrecarga excessiva, “entraria em parafuso”, já que teria que criar e lembrar de termos diferentes para tudo o que quiséssemos falar. Sendo assim, a polissemia torna a língua mais flexível, fazendo com que possamos empregar a mesma palavra em diferentes situações.

Mecanismos que geram a polissemia

A polissemia é resultado do processo em que o interlocutor, ao interagir com os diferentes textos, atribui-lhes sentido.

Uma grande parte dos casos de polissemia é obtida através das figuras de linguagem conhecidas como metáforas e metonímias.

Comerás o pão com o suor do teu rosto.

Esse pão custará lágrimas.

Eis aí um exemplo de metonímia. Na época em que essa máxima foi aplicada, os trabalhos mais conhecidos eram aqueles em que se empregava força física. Conseqüentemente, essa força desprendida faria com que a pessoa transpirasse, dessa forma, suor é o efeito do trabalho. A partir da atribuição do significado de trabalho à palavra suor, devemos interpretar pão como alimento e lágrimas como efeito do sofrimento. Metonímia, portanto, é a mudança de sentido de uma palavra ou expressão quando, entre o sentido que uma palavra tem e o que ela adquire, existe uma relação de inclusão ou de implicação.

No norte do Paraná, os grandes e doces mares verdes tornam-se amargos nas mãos dos que extraem dele o açúcar.

174 O Discurso como prática social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Portugues Literatura

Índice:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA E
01 Governo do Estado do Paraná Roberto Requião Secretaria
02 Autores Antonio Eduardo Leitão Navarro Lins Carmen
03 Carta do Secretário Este Livro Didático Público chega
06 Outro aspecto diferenciador deste livro é a presença
09 Ensino Médio Rap da Língua Portuguesa A linguagem
12 Para que trabalhar a escrita? Ora é por meio da
15 Ensino Médio O discurso como prática social
18 Língua Portuguesa e Literatura.A preocupação
21 Ensino Médio Dois ou três passantes rodearam no
24 Língua Portuguesa e Literatura Quando as pessoas refletem
27 O LABIRINTO DA LINGUAGEM JURÍDICA Suely Marcolino
30 Ensino Médio ATIVIDADE Com
33 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE O Soneto
36 Ensino Médio Você deve ter sentido que há peculiaridades
39 Língua Portuguesa e Literatura Referências Bibliográficas MORAES
42 Ensino Médio Quando procuramos no dicionário
45 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE O poema
48 Ensino Médio O poema de Lêdo Ivo toca as margens
51 Língua Portuguesa e Literatura Para ampliar a reflexão
54 Ensino Médio Cada pessoa ao ler um texto passa
57 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Há
60 Ensino Médio Para aqueles que esperam a sociedade ideal
63 SONHANDO COM A CASA PRÓPRIA Rosana
66 Ensino Médio Conhecedores da força que o desejo
69 Língua Portuguesa e Literatura PESQUISA Selecione
72 Ensino Médio Foi no quarto dia que o avião desceu
75 Colégio Estadual Eurides Brandão Curitiba PR Colégio
78 Ensino Médio A origem da linguagem Uma primeira
81 Língua Portuguesa e Literatura. Até que um
84 Ensino Médio palavras loucas para serem ditas
87 SOBRE A MODERNIDADE OU COMO LER UM LIVRO Antônio
90 Ensino Médio O modo de ser burguês moderno de
93 Língua Portuguesa e Literatura mapeado rastreado
96 Ensino Médio MUDANÇA Cheia de neblina a cidade
99 A MÁQUINA DO TEMPO Carmen Rodrigues Fróes Pedrão possível
102 Ensino Médio gsfc.nasa.gov Buraco Negro Esses
105 Língua Portuguesa e Literatura. VIAGEM Entro na
108 Ensino Médio O Discurso como Ensino
111 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Na seqüência
114 Ensino Médio Vale a pena ilustrar esse tipo de leitura
117 Língua Portuguesa e Literatura Éo caso de verificar
120
123 Língua Portuguesa e Literatura? Tem
126 Ensino Médio? H E não se lembra mais do
129 Língua Portuguesa e Literatura nhos. tinha gente
132 Ensino Médio Diz se que Summers tirou
135 VOCÊ É UM CHATO? Suely Marcolino Peres elo
138 Ensino Médio.TARTUFOCLOCLOS da personagem de
141 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Narre
144 Ensino Médio indiscriminadamente essas e outras
147 LINGUAGEM CIENTÍFICA E LINGUAGEM COTIDIANA MANEIRAS
150 Ensino Médio meiodia três cores Os
153 Língua Portuguesa e Literatura Brincando com a linguagem
156 Ensino Médio Contando um causo Um certo dia a filhinha
159 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Observe Veja
162 wikipedia.org Ensino Médio ATIVIDADE De
165 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Preencha
168
169 MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES Carmen Rodrigues Fróes
170 Ensino Médio Como providência com a ajuda de sua
171 Língua Portuguesa e Literatura A elaboração da defesa
172 Ensino Médio ATIVIDADE A frase do cartaz é dividida
173 Língua Portuguesa e Literatura No período acima
174 Ensino Médio Velas baixaram e desembarcaram Terra
175 Em noite rural Os bruxos reuniram se para experimentar
176 Ensino Médio ro que lhes dava plenos poderes
177 Língua Portuguesa e Literatura ATIVIDADE Quais
178 Ensino Médio Foto Gonçalo Afonso Dias. Pensador
180 Ensino Médio ATIVIDADE Faça um levantamento
183 Língua Portuguesa e Literatura Veja a síntese da
186 Ensino Médio O senhor não prefere que eu digitalize
189 VÍRGULAS E SIGNIFICADO Maria de Fátima Navarro
192 Ensino Médio Sobre Aristófanes de Bizâncio você
195 Língua Portuguesa
198 Ensino Médio.Construa a regra para a utilização
201 Língua Portuguesa Vírgulas e Significado
204 Ensino Médio Lutar com palavras é a luta mais
206 Ensino Médio simplificada mas a página mal escrita
207 Como citar esse material

comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário