Portuguese pt

[172] Ensino Médio ATIVIDADE A frase do cartaz é dividida


Ensino Médio

ATIVIDADE

A frase do cartaz é dividida em duas partes, deliberadamente. Qual é a intenção desta divisão?

A polissemia é muito explorada por poetas, músicos, escritores, profissionais de propaganda e marketing, entre outros.

ATIVIDADE

Pesquise e traga exemplos de polissemia nas atividades citadas acima.

Caso não pudéssemos atribuir diversos sentidos a uma palavra, nossa memória teria uma sobrecarga excessiva, “entraria em parafuso”, já que teria que criar e lembrar de termos diferentes para tudo o que quiséssemos falar. Sendo assim, a polissemia torna a língua mais flexível, fazendo com que possamos empregar a mesma palavra em diferentes situações.

Mecanismos que geram a polissemia

A polissemia é resultado do processo em que o interlocutor, ao interagir com os diferentes textos, atribui-lhes sentido.

Uma grande parte dos casos de polissemia é obtida através das figuras de linguagem conhecidas como metáforas e metonímias.

Comerás o pão com o suor do teu rosto.

Esse pão custará lágrimas.

Eis aí um exemplo de metonímia. Na época em que essa máxima foi aplicada, os trabalhos mais conhecidos eram aqueles em que se empregava força física. Conseqüentemente, essa força desprendida faria com que a pessoa transpirasse, dessa forma, suor é o efeito do trabalho. A partir da atribuição do significado de trabalho à palavra suor, devemos interpretar pão como alimento e lágrimas como efeito do sofrimento. Metonímia, portanto, é a mudança de sentido de uma palavra ou expressão quando, entre o sentido que uma palavra tem e o que ela adquire, existe uma relação de inclusão ou de implicação.

No norte do Paraná, os grandes e doces mares verdes tornam-se amargos nas mãos dos que extraem dele o açúcar.

174 O Discurso como prática social: oralidade, leitura, escrita, Literatura

Índice:


comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário